quarta-feira, 8 de maio de 2019

Três presidentes de comissões episcopais pastorais foram eleitos nesta terça-feira



Três bispos foram eleitos nesta terça-feira,7 de maio, para presidirem comissoes pastorais da CNBB. Dom João Francisco Salm para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; dom Giovane Pereira de Melo para o Laicato e dom Odelir José Magri para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial.
Dados biográficos
Dom João Francisco Salm é bispo de Tubarão (SC). Ele nasceu no dia 11 de outubro de 1952, em São Pedro de Alcântara, então município de São José (SC). De 1973 a 1975, frequentou a primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, cuja grade curricular constavam todas as disciplinas da Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque (SC), FEBE, hoje UNIFEBE. De 1976 a 1979, fez o curso de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis (SC). Foi ordenado diácono em 13 de maio de 1979 e presbítero em 30 de junho de 1979.
De janeiro de 1980 ao final de 1983, exerceu o ministério de professor e orientador dos alunos do Seminário Menor Metropolitano, e em janeiro de 1984, foi nomeado reitor do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Azambuja, Brusque. De janeiro de 1992 ao final de 2008 exerceu o ministério de reitor do Seminário de Teologia e coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. De 1992 até 1996, foi juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis. Durante o ano de 2006 e no segundo semestre de 2008, foi coordenador arquidiocesano de pastoral.
Foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, bispo titular da Diocese de Tubarão (SC), no dia 26 de setembro de 2012 e recebeu a ordenação episcopal em 24 de novembro do mesmo ano, na catedral diocesana Nossa Senhora da Piedade. De 2016 a 2019, dom João Salm exerceu a função de presidente do Regional Sul 4 da CNBB.
Dom Giovane Pereira de Melo é bispo de Tocantinópolis (TO). Natural Salinas (MG), dom Giovane nasceu em 16 de janeiro de 1959. Estudou Filosofia na Faculdade Católica de Mato Grosso e Teologia no Instituto Teológico, em Campo Grande (MS). Dom Giovane é especialista em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e Mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP).
Ordenado presbítero em 24 de março de 1990, na diocese de Rondonópolis (MT), foi vigário, coordenador diocesano de Pastoral e represente dos Presbíteros do regional Oeste 2 da CNBB junto à Comissão Nacional de Presbíteros (1993-1997). Também atuou como reitor do Seminário Maior Jesus Bom Pastor da diocese de Rondonópolis, em Várzea Grande (MT); presidiu a OSIB regional e coordenou o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do regional Oeste 2 da CNBB (1999). Foi professor do Studium Eclesiástico Dom Aquino Correa (Sedac).
Em 2006, deixou a reitoria do seminário maior em Várzea Grande e assumiu como pároco a paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis, desempenhando também a coordenação diocesana de pastoral e a assessoria às diversas pastorais, movimentos e serviços. No dia 4 de março de 2009, foi nomeado pelo papa Bento XVI, bispo da diocese de Tocantinópolis (TO). Foi ordenado para o episcopado pela imposição das mãos de dom Juventino Kestering, no dia 8 de maio daquele ano, com o lema: “Cuidarei do rebanho de Deus a mim confiado” (Ez 34,11).
Dom Giovane foi bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no estado do Tocantins regional Norte 3, e membro da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, sendo o responsável pelo acompanhamento do Setor CEBs em âmbito nacional.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: