quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Congresso de Universitários Católicos aborda o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”



A Pastoral Universitária do regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o III Congresso de Universitários Católicos. O encontro, que aconteceu entre os dias 7 a 9 de outubro, na cidade de Juazeiro (BA), teve como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “A consciência da responsabilidade da ciência no cuidado com a terra”. A organização foi dividida com a Pastoral Universitária do Vale do São Francisco.
A abertura aconteceu com a missa presidida pelo bispo auxiliar de Salvador (BA) e referencial da Pastoral Universitária do regional, dom Estevam dos Santos Silva Filho. O Congresso teve participação de mais de 80 universitários, oriundos das dioceses que compõem o regional Nordeste 3 da CNBB e da diocese de Petrolina (PE).
Em três dias de encontro, aconteceram palestras, rodas de conversa, mesa de debate, momentos de oração, partilhas e celebrações eucarísticas. Também houve noite cultural, debate entre os jovens e partilha. Tiveram destaque os compromissos que os universitários devem assumir com o cuidado da Casa Comum. Os universitários também tiveram contato com experiências das diversas atividades da Pastoral Universitária nas dioceses. O congresso foi finalizado com a celebração Eucarística presidida pelo bispo de Juazeiro, dom Carlos Alberto Breis Pereira.
O assessor do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Danilo Pinto dos Santos, apresentou a aplicabilidade da encíclica Laudato Si' no ambiente universitário e ressaltou que a Comissão não tem receitas, "mas apresentamos critérios para o discernimento da presença da Igreja no contexto Universitário". 
Em 2018, O IV Congresso de Universitários Católicos do regional Nordeste 3 acontecerá na diocese de Estância (SE).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: