domingo, 29 de janeiro de 2017

Fé e testemunho




Dom José Gislon
Bispo Diocesano de Erexim, RS

Estimados Diocesanos! A vida é uma peregrinação contínua na qual ela vai se consumindo aos poucos entre descobertas, amores, afeto, felicidade, encantos e desencantos com o modo de agir das pessoas e muitas vezes da própria sociedade que vai perdendo os valores, o fio condutor da história e dos acontecimentos que a fizeram.
Há dois mil anos, uma criança nascida em Belém de Judá, na simplicidade de um abrigo de animais, trouxe esperança para uma humanidade envolta em tantos conflitos de poder, mas carente de amor compaixão. Esse menino concebido por obra do Espírito Santo, fruto do projeto de amor do Pai, ficou conhecido pelo nome de Jesus, o Filho de Deus. Viveu em tudo a condição humana, menos o pecado. Amou intensamente e teve compaixão por aqueles que se encontravam, muitas vezes, prostrados e abandonados, ao longo do caminho. Acolhia a todos, independentemente da condição social, da saúde física ou mental. Com amor, oferecia a cada um a oportunidade de começar uma vida nova, com a dignidade de um filho ou filha de Deus. Pedia apenas que a pessoa tivesse fé. 
Essa pequena palavra, fé, tem uma força muita grande na vida de cada um de nós. Ela motivou os apóstolos a seguirem o Mestre, os mártires a entregarem a vida por Ele, os santos fundadores de Ordens e Congregações a viverem por uma causa e difundirem os “carismas”, dons de Deus para a Igreja. Ajudou na formação das comunidades cristãs, deu identidade a muitos países, transmitiu valores que preservavam a dignidade da vida como dom de Deus. 
A fé é algo que não se toca com as mãos, mas precisa ser cultivada e testemunhada através do nosso modo de ser e viver. Ela pode conduzir a nossa vida e nossas ações na construção de uma sociedade pautada pela justiça, pela ética, pela corresponsabilidade em relação ao bem comum, em defesa dos interesses da coletividade e no cuidado da vida e da Casa Comum. Sem a fé testemunho e testemunhada no dia a dia, o ser cristão é apenas um rótulo, como tantos outros que temos no mercado de consumo. Testemunha com a vida tua fé no Senhor Jesus.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: