terça-feira, 6 de agosto de 2013

Reacender a chama





“Eu sou a videira, vós os ramos, quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5).
O texto acima nos dá o direcionamento. Não há dúvidas. Nossa vida consagrada só tem razão de ser na dinâmica da videira. Unidos ao Senhor realizaremos bem nossa missão. Sem ele, nada podemos. Nosso trabalho é inócuo. Sem ele estamos condenados a nos tornar, só e somente, Clínica de Recuperação ou Comunidade Terapêutica. Com todo respeito aos casos citados, somos mais... Somos vida consagrada. Fazemos “promessas” de ir à raiz de nosso batismo.
No inicio de mais um “Reacender a Chama” convido você a um mergulho profundo em nosso carisma, em nossa espiritualidade. Urge encontrar em nosso carisma a razão profunda pela qual “acolho como o próprio cristo”. Acolho porque estou unido a Ele. Acolho, pois experimento seu amor, e, este amor transborda em mim.
Ouso propor assim nosso carisma: “Na experiência do amor gratuito de Deus, responder a esse amor, acolhendo quem vem até nós como o próprio Cristo”. Leia com atenção e acuidade o nosso “Viver Bethânia” na página 43. Eis a fonte última de nossa espiritualidade. Somos resposta de amor. Acolhermos por amor. Acolhemos pelo Coração de Jesus. O Coração de Jesus é a síntese do verdadeiro amor. Tudo fazemos por amor.
Não somos funcionários ou tarefeiros. As dimensões Marta e Maria precisam estar em harmonia em nossa vida. Descobrir a razão profunda dá sentido à vida. Equalize ser e fazer.
Assim, não negligencie esse momento preparado especialmente para você. Saboreie o “Reacender a chama” com Deus e em fraternidade. Não fuja. Não perca tempo. Não se omita. Se envolva. Participe. Tudo foi pensando para que você possa reacender a chama do dom de Deus que está em você. Ele que te chamou, para estar com os irmãos e irmãs em consagração, deve ser a sua prioridade absoluta. Cada momento, cada dinâmica, cada etapa tem o seu valor em si e vem ao encontro de alguma necessidade de nossa vida e missão.
Saliento dois momentos em particular, nos quais solicito a sua máxima atenção. O primeiro é o chamado “Treinamento”. Eu fiz e alguns consagrados também. É um grande presente para Bethânia. Não teríamos como pagar um curso desses. A Providência nos deu. Amigos especiais nos deram. Deus é bom e cuida. Será desafiador, foi para mim também. Mas vale a pena. Como dizem nossos filhos: “ consagrados e consagradas, se joguem!!!!!!!”. Participe de tudo. Esteja atento. Será de grande crescimento. Eu garanto. Infelizmente não estarei com vocês no Treinamento por causa do compromisso com o Acampamento Anual das Famílias na Canção Nova. Mas, saibam que meu coração estará sintonizado e desejoso de que vocês aproveitem tudo. Garanto que vocês não se arrependerão.
O segundo é o Retiro com a Chica da Comunidade Oásis. Com simplicidade e profundidade ela nos ajudará a ir para águas mais profundas como nos pede o Coração de Jesus. Será um tempo forte para crescer na união com a Videira-Jesus, e, gerar uma vida fraterna entre nós que se torne sinal para o mundo, principalmente para os filhos e filhas em nossos Recantos. Aproveite para rezar com decisão e fé, realmente reascender a chama.
Por fim, aproveito para agradecer todo o trabalho deste primeiro semestre em nossos recantos. Sei de sua luta e de seu esforço. Não pense que estamos alheios. Rezo todos os dias pelas necessidades de nossos recantos, por nossos filhos e filhas, mas, principalmente por você, consagrado e consagrada. Sei que minha missão só é possível, porque vocês estão no chão de nossos recantos. Vocês são as bases que sustentam todo edifício. Sou grato por tudo.
Acredito que o Léo, no Céu, olha para você e com ternura e amor intercede por suas necessidades. Ele cuida de nossa consagração. Sei, que às vezes, se pudesse nos chamaria de “Antas”, contudo, na maior parte do tempo ele, assim como eu, agradece ao Coração de Jesus, todo o amor que brota do seu coração de consagrado no acolhimento de nossos filhos e filhas.
Nunca se esqueça: somos família! Estamos juntos!

Seja amado por toda parte, o Coração de Jesus!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: