sábado, 30 de setembro de 2017

Papa: a evangelização é obra de todo Povo de Deus




Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco concluiu sua série de audiências esta sexta-feira (29/09) recebendo os participantes da Plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
O dicastério foi o responsável em organizar o Ano Santo da Misericórdia e, agora, em promover seus frutos deste Jubileu na comunidade eclesial.
“Não podemos nos permitir que tanto entusiasmo seja diluído ou esquecido. (...) A Igreja tem a grande responsabilidade de continuar sem cessar a ser instrumento de misericórdia”, afirmou o Papa.
O anúncio da misericórdia, acrescentou, pertence intrinsecamente ao compromisso de todo evangelizador, a todo o Povo de Deus. A propósito do tema da evangelização, Francisco destacou dois aspectos.
O primeiro é a contribuição que os povos e as respectivas culturas oferecem ao caminho do Povo de Deus. “A riqueza que provém da multiplicidade de boas tradições é preciosa para vivificar a ação da graça”, recordou o Pontífice.
O segundo aspecto é o chamado à profunda unidade e humanidade da comunidade dos fiéis, que transcende a disponibilidade pessoal.
E isso vale de modo especial num período como o nosso, em que uma nova cultura está em evolução, fruto da tecnologia, mas que deixa de lado a relação interpessoal e o interesse pelo outro. Portanto, “é importante que saibamos entrar no coração das pessoas, para descobrir o sentido e o amor de Deus, que nos leva a olhar avante com serenidade”, derrotando a indiferença.
O Papa então concluiu:
“Queridos irmãos e irmãs, a nova etapa da evangelização que somos chamados a percorrer certamente é obra de toda a Igreja, “povo em caminho rumo a Deus”. Redescobrir este horizonte de significado e de concreta práxis pastoral poderá favorecer o impulso da própria evangelização, sem esquecer o valor social que lhe pertence para uma genuína promoção humana integral.
Francisco fez votos de bom trabalho aos membros do dicastério, em especial em preparação para o primeiro Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado em 19 de novembro. 

Postagens Relacionadas:

  • Os 30 Santuários que participam das orações de maio pelo fim da pandemia Os 30 Santuários que participam das orações de maio pelo fim da pandemiaO Papa Francisco participará da oração do Terço no primeiro e no último dia do mês de maio em 30 Santuários de todo o mundo. O Terço com os fiéis s… Leia Mais
  • PENTECOSTES Dom Rodolfo Luís WeberArcebispo de Passo Fundo O Deus que se revela nas Sagradas Escrituras é um Deus que atua, que trabalha sempre, que não é indiferente. Sua ação é temporal, situada e sempre em favor da vida. Ce… Leia Mais
  • FRATELLI TUTTI Cardeal Sergio da RochaArcebispo de Salvador                 Quando publicada, dia 04 de outubro, a nova encíclica de Papa Francisco denomi… Leia Mais
  • Apelo de Paz para a Terra Santa Apelo de Paz para a Terra SantaCresceram em todo o mundo o apelo para paz na Terra Santa e nas últimas horas um acordo de cessar fogo foi assinado entre as partes envolvidas, com a esperança de que seja o prelúdio para … Leia Mais
  • Papa: A Igreja não é de direita nem de esquerda, é o templo do Espírito Santo Papa: A Igreja não é de direita nem de esquerda, é o templo do Espírito Santo“Hoje, se dermos ouvidos ao Espírito, deixaremos de nos focar em conservadores e progressistas, tradicionalistas e inovadores, de direita e de… Leia Mais
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: