segunda-feira, 21 de março de 2016
Inicio »
» “Episcopado é o nome de um serviço”, afirma o papa
“Episcopado é o nome de um serviço”, afirma o papa
Francisco presidiu ordenação episcopal no sábado, dia 19
No dia da solenidade de São José, Esposo de Maria, 19 de março, o papa Francisco presidiu na Basílica de São Pedro a ordenação de dois novos bispos. São eles dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, espanhol nomeado secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, e dom Peter Bryan Wells, estadunidense, nomeado núncio apostólico na África do Sul, Botsuana, Lesoto e Namíbia. Em sua homilia, o pontífice falou sobre o ministério episcopal, no qual se encontra a pessoa de Cristo.
“É Cristo que, no ministério do bispo, continua a pregar o Evangelho da salvação e a santificar os fiéis mediante os Sacramentos da fé; é Cristo que, na sabedoria e prudência do bispo, orienta o povo de Deus na peregrinação terrena até à felicidade eterna”, disse Francisco.
“Portanto, recebam com alegria e gratidão estes nossos irmãos que nós bispos, com a imposição das mãos, associamos ao colégio episcopal”, disse aos participantes da celebração. “Vocês foram eleitos pelo rebanho: que nunca sobrevenham a vaidade, o orgulho e a soberba. E foram constituídos para os homens: que a atitude seja sempre de serviço”, exortou.
Francisco continuou dizendo que “o episcopado é o nome de um serviço e não de uma honra, dado que ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: ‘Aquele que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo’”.
O papa indicou em sua homilia que a primeira tarefa do bispo é rezar, após fazer o pedido de que anunciem a Palavra de Deus em cada ocasião, oportuna e inoportuna.
“Na Igreja a vocês confiada, sejam guardiões e dispensadores dos mistérios de Cristo. Atrás de cada carta que receberem, há uma pessoa. Procurem conhece-la. Olhem os fiéis nos olhos, não de maneira oblíqua. Assim poderão ver o coração”, recomendou.
O pontífice concluiu ressaltando o exemplo de Cristo, o Bom Pastor, “que conhece as suas ovelhas, é por elas conhecido e, por elas, não hesitou oferecer a própria vida”.
0 comentários:
Postar um comentário