quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Papa Francisco publica documento que combate lavagem de dinheiro no Vaticano






O Papa Francisco publicou nesta quinta-feira (8) um documento que pretende prevenir e combater a lavagem de dinheiro no Vaticano. As novas regras entram em vigor no próximo sábado (10).
A Carta Apostólica, em forma de ‘Motu Proprio’ (documento de iniciativa pessoal), prevê ainda o combate ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição em massa.
O novo documento é uma continuação do trabalho iniciado pelo Papa emérito Bento XVI em dezembro de 2010, quando assinou um decreto relativo a essas áreas.
O conjunto de regras cria um Comitê de Segurança Financeira no Vaticano que irá coordenar a  ação das autoridades da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano nas questões que o documento indica.
Papa Francisco deseja colocar a Santa Sé em sintonia com os “esforços da comunidade internacional” para promover a “integridade, estabilidade e transparência” nos setores econômico e financeiro e a “prevenção e combate a atividades criminosas”.
“Desejo renovar o compromisso da Santa Sé na adoção dos princípios e na utilização dos instrumentos jurídicos desenvolvidos pela comunidade internacional”, sublinha Francisco.
Segundo o Pontífice, as instituições do Vaticano devem adotar medidas para prevenir a lavagem de dinheiro e promover uma “vigilância preventiva sobre as entidades que desenvolvem profissionalmente uma atividade de natureza financeira”, a cargo da autoridade específica para este setor, criada por Bento XVI.
“A promoção do desenvolvimento humano integral no plano material e moral requer uma profunda reflexão sobre a vocação dos setores econômico e financeiro e sobre a sua correspondência ao fim último da realização do bem comum”, destaca o documento pontifício.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: