terça-feira, 13 de outubro de 2015

APRESENTAÇÃO MUNDIAL DO LIVRO IDEIAS FUNDAMENTAIS DO MCC - OUTUBRO 2015





OMCC – Organismo Mundial de Cursilhos de Cristandade
BOLETIM DE OUTUBRO DE 2015
APRESENTAÇÃO MUNDIAL DO LIVRO IDEIAS FUNDAMENTAIS DO MCC

Ocorreu na cidade do Porto no norte de Portugal, no passado dia 8, apresentação mundial do livro Ideias Fundamentais do MCC perante uma plateia de mais de setecentas pessoas. A cerimônia foi transmitida em direto através da web e pode ser vista nos sites do OMCC (www.orgmcc.org) e da Paulus Editora (www.paulus.pt/omcc) com tradução nos idiomas espanhol, inglês e português.
Neste Boletim se transcreve na íntegra a comunicação na ocasião proferida pelo presidente do Comité Executivo do OMCC:
Introdução
É com uma enorme alegria que hoje o Comité Executivo do Organismo Mundial dos Cursilhos, com sede em Portugal, faz a apresentação mundial do livro Ideias Fundamentais do MCC na sua terceira redação. Agradecemos a hospitalidade e acolhimento amigo à Diocese do Porto, na pessoa do seu Bispo D. António Francisco dos Santos, ao Secretariado Diocesano do MCC nas pessoas do casal coordenador Maria José e Joaquim Mota, do seu Director Espiritual, Pe. Baptista e a todos os presentes, assim como à Paulus Editora na pessoa do Padre José Carlos Nunes que connosco tornou possível esta obra se tornasse realidade.
O livro
Do Ideias Fundamentais III podemos dizer que é o traçar um novo rumo na abordagem às ideias fundamentais dos Cursilhos; é uma franca e nobre tentativa de as reaproximar às ideias fundacionais, onde o espírito se fez presente entre nós, em particular na pessoa de Eduardo Bonnín.
Todos sabemos que, aqui e ali, os caminhos que traçamos, com a melhor das intenções é certo, especialmente em algumas latitudes, se têm desviado; isto é normal, tem ocorrido em muitos movimentos da Igreja, e muitos de nós nem nos damos conta disso.
A Igreja de Cristo, e nela os sucessores de Pedro, têm repetidamente exortado a que os movimentos sejam fiéis ao seu espírito fundador, ou seja, ao carisma inicial, e inquietam-nos a não pouparmos esforços para voltarmos às nossa origens. “Mantenham-se fiéis ao carisma que vos fascinou e ele vos conduzirá mais fortemente a fazer-vos servidores da única potestade que é Cristo Senhor”, dizia-nos São João Paulo II.
Igualmente o Papa Francisco, na sua alocução aos Cursistas na Ultreia Europeia em Abril passado afirmava: – “Encorajo- vos a ir ‘sempre mais além’, fiéis ao vosso carisma!” – e, exortava os participantes do III Congresso Mundial dos Movimentos e Novas Comunidades: – “Mantenham a frescura do carisma, renovando-o sempre como o primeiro amor”. Talvez um dia possamos chegar tocar a frescura do carisma, o mais puro e genuína do carisma dos Cursilhos (decerto é o que todos ambicionamos) sem com isso destorcer a vontade de Deus…
Foi nesse espírito que, após o VI Encontro Mundial, realizado em S. Paulo, o Movimento se lançou nesta gigantesca tarefa de reescrever o IF, e procurar na história, na mentalidade, na finalidade, as ideias que nos dão identidade. E estamos a falar de ideias, ideias que nos levam a pensar, a exercitar o dom do entendimento, a utilizar o critério em lugar da norma; ideias que nos ajudam a definir o nosso rumo. É muito importante saber de onde vimos, para melhor sabermos o caminho para onde nos dirigimos e a quem nos dirigimos.
E, aqui neste novo IF, notoriamente dirigimo-nos mais à pessoa do que às estruturas, em concreto e de forma especial, dirigimo-nos aos afastados, os mais afastados de Deus.
Outra realidade muito bem vincada neste livro é que só pela pessoa se chega ao ambiente.
O conteúdo deste livro relata a história do Movimento, destaca o seu carisma, revela a mentalidade, finalidade, estratégia e método do MCC, apresenta os principais aspectos a ter em conta no pré-cursilho, cursilho e pós-cursilho, situa as relações do Movimento na Igreja e com o mundo, e descreve as suas estruturas de serviço. Este é um compêndio de vontades.
É a vontade de todos nós. O conteúdo deste livro, como sabemos foi aprovado por maioria dos secretariados nacionais presentes no VII Encontro Mundial de Brisbane.
É passo a passo que se escreve a história da humanidade e, com este livro, damos mais um passo importante da relação de Deus com os homens e dos homens com Deus que se concretiza através dos Cursilhos de Cristandade.
O acolhimento – Ideias novas/ ideias que se fazem novas
Para alguns, estas ideias são novidade, para outros, pode parecer que não traz nada de novo; para uns foi dado um passo para além do que se devia, para outros ficou-se aquém de até onde se podia ir.
Enfim, o importante é que as ideias estão cá, na verdade sempre estiveram presentes nos cursilhos. O importante é saber acolhê-las, meditá-las e aplicá-las na vida dos Cursilhos. É um grande desafio para as escolas de dirigentes. Provavelmente haverá aqueles que já estudaram os Cursilhos há muitos anos, mas que os vão ter que voltar a estudar, e isso só engrandece o homem. Não o fazer é que em nada o engrandece.
Será portanto da maior relevância que todas as estruturas do Movimento (secretariados nacionais e diocesanos, escolas de dirigentes, centros de ultreia e grupos) conheçam perfeitamente e profundamente as suas bases e as ponham em prática de uma forma coerente e universal.
A Edição – Optamos por uma edição de âmbito global
De acordo com os Estatutos do Organismo Mundial, aprovados pela Santa Sé, em Dezembro de 2014, é objectivo do OMCC fazer “preservar o MCC na sua fidelidade ao seu carisma e ao “Livro de Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos”, fruto dos Encontros Mundiais e expressão oficial do Movimento de Cursilhos”.
É pois da maior importância este momento! Pela primeira vez na sua história, o Movimento de Cursilhos de Cristandade preparou a publicação do seu livro Ideias Fundamentais com uma edição a nível mundial.
Continuando a citar, os Estatutos prevêem que se deve prioritariamente “promover o MCC a uma mais vital e incisiva presença no mundo contemporâneo…”, e reservando a competência que esse documento atribui ao Comité Executivo, na pessoa do seu presidente, que “detêm o direito de autorizar, rever e aprovar qualquer tradução de documentos oficiais do Encontro Mundial ou do livro IFMC seja no seu idioma original ou em qualquer tradução” e a quem lhe é conferida a responsabilidade para “só autorizar uma tradução oficial em cada idioma”.
Dando cumprimento a estas demandas, o Comité Executivo celebrou um contrato com a Paulus Editora, uma das mais importantes editoras católicas do mundo, implantada em praticamente todos os continentes, e que nos traz um cunho de qualidade e rigor de uma chancela editorial de referência.
É nosso objectivo manter a fidelidade ao conteúdo aprovado na Austrália no VII Encontro Mundial, e ao seu texto final aprovado pelo OMCC em Fátima em 2014. Para tal, a edição será sempre a mesma, uma só tradução, uma só edição, uma só editora, e sempre com a aprovação do Presidente do Comité Executivo.
Neste momento dispomos de edições do livro em idiomas espanhol, inglês e português, estando em vias de conclusão as edições em italiano, alemão, húngaro e coreano.
Qualquer pedido de edição deve ser solicitado à Paulus, através da sua rede mundial ou directamente ao OMCC.
Em defesa dos Cursilhos, não será permitido a publicação total ou parcial dos conteúdos do Ideias Fundamentais, cujos direitos foram previamente reservados.
Conclusão
Como se pode ler na contracapa, “este livro não é uma “bíblia” e deve ser lido tendo em conta os setenta anos de história do Movimento, a História da Igreja, e o contexto histórico actual. Não desenvolve exaustivamente todos os conteúdos do carisma, a finalidade, o método e as estruturas do Movimento e pode, e deve, ser completado e complementado com outras contribuições, mas o seu estudo e conhecimento é imprescindível para todos os que, amando a Cristo, querem amar a Sua Igreja, servindo a Deus e aos homens através deste maravilhoso Movimento.”
Tenho muita esperança de que um dia chegaremos a retomar a “frescura do carisma”, com que Deus nos brindou nos Cursilhos de Cristandade!
De Colores!
Francisco Salvador
Presidente do Comité Executivo do OMCC


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: